CRÍTICAS DOS ESQUETES - 8º FESQ - "A Mais Forte Estruturada"


A MAIS FORTE ESTRUTURADA
Cia Teatro da Estrutura
Rio de Janeiro – RJ
Direção: Marcio Zatta
Autor: August Strindberg
Adaptação: Marcio Zatta
Elenco: Otto Caetano, Diego Sant’ana, Cintia Travassos, Helen Maltach e Amélia Cristina.

Paleta de cores em cena.

A encenação do diretor Marcio Zatta traz um elenco competente e bem ensaiado, o espetáculo prima pela qualidade também no corte dos figurinos com cores que dão beleza ao espetáculo sem perder significado.
O esquete mostrou harmonia entre as diversas linguagens necessárias para se compor uma boa cena destacando bela iluminação e boa disposição dos atores que, com suas partituras corporais não perderam o elo com o público.
O público estava concentrado e manteve-se junto do exercício cênico do grupo “Teatro da Estrutura” foram momentos de respiração contida, espasmos, contemplação e fantasia culminando no que poderíamos chamar de prazer gerado pela estética.
O que comprometeu um pouco a encenação foi a voz dos atores, acobertadas hora pelo barulho do ar condicionado do teatro, hora pelo volume excessivo da sonoplastia, mas, talvez, por falta de adequação da voz do próprio elenco que deveria ficar atento aos fatores externos e projetar mais a voz. Infelizmente perdemos muito do texto que, por se tratar de Strindberg, tem forte valor no resultado final do trabalho que é totalmente centrado na dramaturgia.
Marcio Zatta, diretor mineiro tem um belo currículo, seus trabalhos se destacam no eixo Rio/São Paulo/ Minas Gerais, este ultimo, o estado onde nasceu.
Johan August Strindberg, escritor sueco, Nascido em 22 de janeiro de 1849, morto em 14 de maio de 1912 é um dos mais significativos escritores da escandinávia, sua obra, no entanto, ganhou a simpatia de grupos experimentais e circula com grande vitalidade pelos palcos do brasileiros desde o pós guerra.


(Jiddu Saldanha)

Nenhum comentário: