CRÍTICAS DOS ESQUETES - 8º FESQ - por Jiddu Saldanha

MOVIMENTO MÍNIMO
Cia. Movimento Mínimo
Londrina – PR
Direção: Ceres Vittori
Autor: O Grupo
Elenco: Diego Trevisan e Cristiane Monteiro


Movimento mínimo surpreendeu o festival deste ano. Do ponto de vista da cena, dois artistas virtuosos com ótimo desempenho corporal conquistaram o público ao mostrarem leveza e ritmo capaz de provocar êxtase na platéia.
O espetáculo com um intenso rigor formal tinha uma proposta suave. A fluidez dos artistas dava um tom quase lírico às cenas despertando uma poética profunda e constante.
O ator Diego Trevisan e a atriz Cristiane Monteiro contracenavam de forma tão simbiótica que algumas vezes pareciam formar um plasma, dando à direção de Ceres Vittori um respiradouro para que pudesse fluir nos desenhos cênicos e nas formas corporais e na ocupação de fundo e centro da cena.
O espetáculo tinha um estranho equilíbrio, pois as cenas apontavam sempre para um mesmo lado e a movimentação dos atores iam de um lugar a outro do palco em tempos que se completavam de forma objetiva e isso proporcionava não só uma noção de equilíbrio como de limpeza e economia de signos.
O que sobra em vigor físico e ritmo corporal parece lhes faltar quando se trata do uso da voz. É bom lembrar que o texto tem um forte valor nesta cena, pois, ainda que seja bem curto não pode perder o sentido dramatúrgico que é fundamental e complementa o espetáculo.

(Jiddu Saldanha)

Nenhum comentário: