ACORDA AMOR (Grupo Quatro Mãos - Rio de
Janeiro)Excelente montagem, apoiada na linguagem do
solo narrativo, onde os recursos da atriz se revelam em gestuais e partituras
corporais miméticas bem dosadas, que se expandem para o imaginário da plateia
com singularidade. A direção pontua essa disponibilidade, simplificando e
contendo ainda mais os possíveis excessos para expressar a magia do conto de
fadas, tornando a cena pontualmente brilhante.
OS METÓDOS DE ENSINO DA
DONA MARAGARIDA (Cia Nós da Baixada - Nova Iguaçu)Com qualidade, a composição do coro para
satirizar o autoritarismo irreverente da professora, deflagra um jogo de canto
e contra canto interpretativo, através da boa interpretação das atrizes que
prende o público na observação atenta da trama. No mesmo tempo que isso se dá, estagna
a plateia da hilaridade que a direção tenta imprimir na encenação, que de certa
forma impede uma entrega maior do público do que está sendo jogado em cena. O
trágico se revela mais do que a comédia.
SOBRE DISCOS E OUTRAS
SUTILIDADES (Grupo Os PataPHísicos - Rio de Janeiro)A montagem situada em uma ótima ambientação
cênica que sugere o enquadramento gráfico da história de quadrinhos evolui para um desfecho de situações que se
conjugam como se um dependesse do outro para se resolverem. Tudo muito bem
disposto e devidamente arquitetado para o jogo se concretizar, porém na
tentativa de desfragmentar a interpretação naturalista, esse jogo acaba se
estabelecendo muito mais entre os atores do que as possibilidades infinitas
para alcançar o público.
DA ARTE DE NAVEGAR NA
LUZ (Grupo Jiddu Saldanha - Cabo Frio)Um solo narrativo emoldurado pela mímica de
estilo clássico com nuances na composição popular sempre oferecerá um significante
campo laborial para achados importantes. Na montagem, o tratamento dado ao coro
narrativo vem com o propósito do conto, porém a pantomima que é excelente quando
ela se mostra como performance, na maioria das vezes, apenas ilustra a
narrativa que de certa forma cai no gosto da plateia mais comum, mas que nos
leva a sugerir mais investigação.
O DEPOIMENTO DA MULHER
MORTA (Grupo O Coletivo Delirante - Macaé)A montagem trafega na procura de uma
linguagem pós dramática em quase tudo que disponibiliza em cena, a partir da
composição atoral, os símbolos e os ícones que descodificam seus estados
naturais para propiciar essa desconstrução, que se revela como o eixo da trama.
Porém, a intenção se mostra, expõe, mas não se sustenta, ao longo do tempo onde
as interpretações e os próprios achados cenográficos vão se perdendo até o
final, deixando-nos meio a parte do jogo estabelecido.
MULHER PERFEITA
(Grupo Os Despretensiosos - Niterói)Um texto com construção precisa e elenco
fazendo a leitura visceral daquilo a que ele se propõe sempre nos traz bons
resultados. Trafegando ora no tragicômico, quando parte para a teatralidade e
ora no melodrama quando narram, inclusive propiciando o cruzamento dessas duas
linguagens que alguns teóricos insistem que são diferentes; atores e direção
desta cena estabelecem o jogo necessariamente rico para o público se deleitar
através do jogo, nos mistérios da dramaturgia apresentada.
José Facury Heluy
Outubro/2012
2 comentários:
Análise sensata e esclarecedora. Expressão do que sentimos e que se torna por vezes difícil de expor.
Parabens a todos os grupos...acho importantissimo esse festival em Cabo Frio. Esse é o segundo ano que assito e pretendo ir a todas as ediçoes. Eu curto Fesq Cabo Frio.
Postar um comentário